A instalação do equipamento para o uso de energia solar tem se mostrado uma tendência fortíssima para os próximos anos. Empresas e residências têm investido em energia solar na construção de seus imóveis e também na conversão da energia elétrica tradicional (cuja energia é oriunda de usinas hidrelétricas) para a adoção das placas fotovoltaicas. Isso acontece (e vai continuar acontecendo) por um motivo muito simples: a energia solar é possui um custo-benefício que está entre os mais interessantes da atualidade.
Apesar do custo inicial de montagem do projeto, compra e instalação do equipamento, o retorno do investimento é rápido. No ano de 2021, a conta de energia elétrica sofreu um reajuste que chega a 52%. Com a energia solar, o alívio na conta de energia elétrica pode ser sentido todos os meses, especialmente quando estamos falando de empresas ou residências com mais de 3 pessoas. Tendo o seu próprio gerador e o sol como fonte abundante e gratuita de energia, a sua conta de luz “trava” em um valor acessível, independente do reajuste sofrido.
A energia solar garante uma redução drástica na conta de luz, de modo que você irá pagar apenas um valor mínimo ou. Isso significa que você vai pagar uma taxa mínima mensal, o projeto desenvolvido pela empresa, pelo material e pela instalação do equipamento. Se a incidência solar no seu imóvel é relativamente constante durante o ano todo, você terá energia de qualidade durante o ano todo. A contribuição com o meio ambiente é imensurável e empresas que investem em energia solar passam automaticamente a mensagem de que são preocupadas com o meio ambiente e que estão dispostas a investir em tecnologias ecologicamente corretas. Com todos esses benefícios, resta saber quais são os cuidados necessários com o equipamento, quando a manutenção deve ser feita e por quem.
A energia solar e a manutenção
A energia solar funciona por meio de placas fotovoltaicas que são inseridas nos telhados dos imóveis em uma angulação adequada para absorver a radiação solar durante todo o dia. A energia dentro das placas é convertida em energia elétrica para o seu consumo diário. Assim, as placas fotovoltaicas, responsáveis pela geração da sua energia, ficam expostas ao sol, à chuva e ao ambiente externo de um modo geral. Se a sua região chove pouco e sofre com problemas de excesso de poeira ou poluição, é recomendado que você faça a limpeza das suas placas de 6 em 6 meses.
Caso você more em uma região com chuvas relativamente constantes e sem longos períodos de seca, a recomendação é que você faça a limpeza das placas uma vez ao ano. A limpeza do seu equipamento garante que ele continue funcionando adequadamente. Caso a presença de poeira e sujeira seja muito grande, as suas placas podem sofrer uma redução de produtividade de até 30%! O problema é resolvido de forma muito fácil, de modo que vale a pena dar atenção à limpeza das placas.
Como a limpeza deve ser feita?
Em primeiro lugar: não suba no seu telhado! Em hipótese alguma recomendamos que você mesmo se arrisque subindo até as suas placas, pois acidentes podem acontecer, mesmo com pessoas experientes, e alguns deles são fatais. Nenhum produto químico deve ser utilizado, assim como materiais abrasivos, que podem arranhar o vidro das placas.
Contrate uma empresa especializada para lhe ajudar nessa tarefa. A Solara é especializada em projeto, instalação e manutenção de energia solar e oferece o serviço de limpeza por um valor bastante acessível. Um de nossos profissionais limpa e ainda confere como anda o estado do seu equipamento, garantindo o seu bom funcionamento ao longo do tempo. O Grupo Solara está no mercado há 25 anos, criando soluções em energia solar para empresas, indústrias e residências! Sendo ou não nosso cliente para a instalação do equipamento, você pode contar com a nossa manutenção. Entre em contato com a gente e agende o seu horário!
Fale conosco agora pelo WhatsApp (34) 9 9659-1265 e saiba como garantir economia, retorno do seu investimento e uma fonte inesgotável de energia.
Deixe um comentário