A agropecuária é um dos principais motores que movem de forma constante a economia do Brasil, se destacando aqui em nosso país por causa de nossos vários recursos naturais, pelas condições climáticas extremamente favoráveis por termos o clima tropical e nossa extensa zona territorial, entre outros fatores importantes para o êxito do agronegócio brasileiro.
Impacto da energia na produtividade
Em julho, a estiagem chegou com tudo ao Brasil, junto com a necessidade de um maior consumo de água para o gado de pasto, que se alimenta com matéria mais seca. Além da quantidade necessária, os criadores desse tipo de gado devem se atentar principalmente à qualidade da água dos animais, sempre observando os reservatórios naturais, que são mais propensos aos riscos de contaminação.
O setor agropecuário, que utiliza a energia elétrica para realizar o bombeamento da água para os animais das fazendas, detém uma parte consideravelmente grande dos gastos gerais dos produtores. Por estarem, muitas vezes, longe dos centros urbanos, o serviço de energia elétrica público tende a ser precário e, consequentemente, prejudicar a produtividade das fazendas. Um ótimo exemplo disso é a falta de energia que é comum de acontecer nesses locais, impactando fortemente a qualidade, quantidade e os custos de uma produção agropecuária.
Água potável para o consumo do gado de pasto
A opção ideal para fornecer uma água renovada para o seu gado e para que você, produtor, tenha o menor custo com qualidade é a utilização da energia fotovoltaica, o que gera grande vantagem se utilizada em conjunto com os poços artesianos. Isto é, o poço artesiano pode ser posicionado em locais estratégicos da sua propriedade sem a necessidade de levar uma nova rede elétrica ou a instalação de um novo gerador, pois a radiação e a irradiação emitidas pelo sol garante a geração de energia no local.
Essas vantagens possibilitam a utilização de pastagens na fazenda que anteriormente não eram tão utilizadas por falta de água, além de maximizar os resultados do gado de pasto pela melhoria da água consumida.
Utilizando energia solar no agronegócio
A economia financeira é um dos maiores atrativos dentre todos os fatores benéficos de se utilizar a energia solar no agronegócio. No entanto, não é apenas isso que brilha os olhos de muitos produtores. A sustentabilidade de se ter um sistema fotovoltaico nas fazendas é um grande diferencial na decisão dos consumidores e fornecedores rurais.
Outro fator que impulsiona a aplicação desse sistema são as constantes crises hídricas no Brasil. Isso porque, devido às condições climáticas no nosso país, as hidrelétricas brasileiras não produzem eletricidade o suficiente, não chegando nas fazendas.
A utilização do sistema de energia solar, portanto, auxilia para que os produtores tenham mais segurança de que a energia gerada em suas fazendas será suficiente. Além de auxiliar na redução de gastos e aumentar a eficiência produtiva do negócio.
Quer investir em energia solar no agronegócio? A SOLARA atende você!
Se você acabou de ler esse texto, percebeu que o sistema de energia fotovoltaico pode trazer muitas vantagens para a produtividade de seu negócio e quer garantir mais economia, então precisa falar conosco!
Temos as melhores condições para que você adquira os painéis solares: 12 meses de carência para começar a pagar, 5 anos de seguro e uma central de crédito que faz toda a análise e contratação online do seu financiamento.
Conte com a Solara Energia para reduzir seus custos e facilitar o fornecimento de água potável para o seu animal através da combinação de energia fotovoltaica e poços artesianos. Entre em contato com nossos consultores pelo WhatsApp (34) 9 9659-1265 e solicite agora o seu projeto.
Deixe um comentário